Introdução ao Projeto
O projeto cultural “As Vidas da Independência do Brasil” nasceu do interesse artístico em pesquisar, interpretar e apresentar visualmente ao público alguns dos personagens mais icônicos do amplo processo da Independência do Brasil ocorrido no século XIX, por meio de ilustrações e animações de personagens atuantes neste evento histórico, aproveitando a oportunidade de provocar tal reflexão a partir do ano em que se celebram os 200 anos desta efeméride.
A pesquisa foi feita através de vasta referência bibliográfica presente em livros e na internet. Não há representações fotográficas de nenhum dos personagens aqui retratados. O que existe são pinturas, gravuras, desenhos e descrições textuais que fazem alusão direta ou indireta a estes agentes da História. Desta forma, percebeu-se, desde o início da pesquisa, que alguns personagens são mais — e melhor — retratados do que outros. Isso se dá pelo grau hierárquico dos mesmos na sociedade da época e pela participação de cada um nos eventos relacionados à Independência. Não se pode deixar de notar, também, a escolha dos historiadores ao destacar certos personagens em detrimento de outros. Certamente isto ocorreu, e ainda ocorre, por razões políticas e sociais.
A interpretação artística realizada através das 20 ilustrações e animações aqui presentes tem por referência, como dito, as imagens e os textos encontrados na pesquisa. Cada relato, testemunho ou criação artística produzido ao longo da História sobre estes personagens foi de grande auxílio para a recriação visual de suas aparências e também de suas personalidades. Aqueles que possuem maior quantidade de referências puderam ser representados nos desenhos e nos movimentos animados com maior precisão, sem deixar de ser exercida, é claro, a liberdade artística por parte dos produtores deste projeto. As ilustrações e as animações têm o poder de revelar o papel histórico de cada personagem e enriquecem o imaginário acerca de suas vidas, criando uma forte conexão visual com os eventos ocorridos há 200 anos e permitindo ao público ter mais uma obra que os ajuda a pensar o Brasil.
Considerando as novas luzes lançadas pela historiografia atual, mas sem perder as referências tradicionais, o projeto “As Vidas da Independência do Brasil” buscou retratar também alguns personagens esquecidos ou mesmo desconhecidos e que agora são resgatados. Em muitos destes indivíduos, cujas referências — tanto imagéticas quanto textuais — são escassas, as ilustrações e animações exigiram maior criatividade e originalidade artística. É o caso de personagens como a Índia Dionísia, Luísa Mahin, Sepé Tiaraju, Maria Felipa e Luís Lopes, o corneteiro cujo feito histórico transita entre a lenda e a realidade. Ainda que muitos personagens de peso tenham ficado de fora dessa lista, foi possível retratar vidas das mais diversas esferas atuantes nesse evento histórico, representando o povo, o clero, os monarcas, os índios, os estrangeiros, a corte, os republicanos, os negros, os maçons, as mulheres e tantos outros, todos inegavelmente importantes para a consolidação do processo da Independência do Brasil.
Neste projeto, que une as linguagens artísticas da ilustração e da animação, o público tem a oportunidade de acessar a produção por dois formatos: o impresso (revista) e o digital. Encontram-se QR codes distribuídos pelas páginas, acompanhando cada ilustração. Ao acessá-los, é possível visualizar as animações produzidas, sendo estas que dão quase literalmente vida aos personagens desenhados. Para cada personagem, um breve texto é apresentado como forma de dar voz a esta vida representada, escrito de maneira livre, mas tendo como referências as atuações biográficas do indivíduo em questão. Desta forma, busca-se proporcionar a interatividade entre o produto cultural e o público com o uso dos recursos técnicos da mídia analógica e da mídia digital. Conduzem-se, assim, os personagens históricos ao público contemporâneo com métodos acessíveis e de grande valor artístico.
Por fim, é necessário evidenciar o potencial educativo presente nos conteúdos e na metodologia de apresentação destas ilustrações e animações, pois o projeto pode ser utilizado em ambiente escolar como material complementar nas aulas de História do Brasil, por exemplo. Desta forma, educadores podem contar com mais uma produção artístico-cultural acerca de um episódio da nossa História da forma que melhor lhes convier, sempre visando apresentar de maneira rica e abrangente os personagens e fatos que tanto contribuíram para a construção do nosso país. Valorizar a nossa História e apresentá-la honestamente a esta geração e às vindouras é algo de fundamental importância para que o esquecimento não se abata sobre “As Vidas da Independência do Brasil”.